quinta-feira, 8 de novembro de 2012

RAMINHOS

(João Pereira Raminhos dos Reis,28/10/1938,Vila do Bispo)
Guarda-redes

55/56-Esp.LAGOS-------------jun. 
56/57-Esp.LAGOS-------------jun.
57/58-Olhanense-------------II
58/59-Olhanense-------------II 

59/60-Ferroviário N.Lisboa- (Angola)
60/61-Portimonense----------II
61/62-Portimonense----------II
62/63-Portimonense----------II
63/64-O
lhanense-------------I
64/65-Olhanense-------------II
65/66-Portimonense----------II








 


































Figura histórica do Esperança,João Raminhos valeu 15 contos ao clube quando,em 1957 foi vendido ao Olhanense,clube que ambicionava voltar á 1ª Divisão. Depois de duas épocas em Olhão vai cumprir o Serviço Militar em Angola onde jogaria no Ferrovário.
Quando voltou ao Olhanense este clube já tinha o plantel preenchido de Guarda-redes pelo que foi transferido para outro "grande" algarvio, este mais perto de casa,o Portimonense.Ai disputou a titularidade da baliza do P.S.C. com o histórico guardião portimonense Daniel. Trés temporadas em Portimão e,de novo,é chamado para o Olhanense,visto que o clube de Olhão na altura disputava a 1ª Divisão Nacional e precisava de um guardião experiente para lutar pelo posto com Filhó.
Raminhos ainda actuaria na 1ª Divisão na época de 63/64,ultima do clube no 1º escalão do nosso futebol durante os anos 60.
Depois Raminhos voltaria ainda uma temporada ao Portimonense e terminaria a carreira de jogador mas ficando ligado ao Esperança como dirigente e também como treinador,função que exerceu algum tempo antes da vinda de Rosendo,que levaria o clube a Campeão Regional.Como dirigente,João Raminhos conseguiu trazer para o Esperança reforços de grande qualidade,que ajudariam o clube a cimentar o lugar no 3º escalão Nacional e começar a sonhar na subida á 2ª Divisão,situação que se concretizou anos mais tarde.
Por intermédio de Raminhos chegaram a Lagos jogadores como Celestino,João Luis,Benedito,Rebelo ou Neto,todos eles antigos seus companheiros no Portimonense, e também foi o responsável pela vinda de Campinense,Barrocal e também de Moita e Reinaldo do Vitória de Setúbal entre outros.




 
Raminhos no Portimonense ao lado de
outra "velha glória",
Arquiminio

Raminhos,o 2º em cima,da direita,na 1ªDivisão com o 
Olhanense em 63/64

Raminhos,em cima á esquerda,no Ferroviário de Nova Lisboa



(Dados fornecidos pelo próprio)

Sem comentários: