sábado, 19 de julho de 2008

ROSENDO

(Rosendo Sequeira Santos,18/8/1923,Lagos)
Treinador


























Rosendo ficou na história do Esperança de Lagos como sendo o treinador da equipa que subiu pela 1ª vez á Divisão Nacional em 69/70,contribuindo com a sua experiéncia para que o clube finalmente deixasse o marasmo e o isolamento do Regional e participasse com mais empenho e interesse numa 3ªDivisão muito mais competitiva.
O clube lacobrigense já tinha participado na 3ª Divisão nos anos 50 e 60 mas em formatos diferentes,visto que a participação era feita por eliminatórias e o clube de Lagos nunca foi muito longe nesses periodos.
Mas a ligação de Rosendo com o futebol já vinha de longe visto que este lacobrigense tinha sido jogador do clube mais representativo do Barlavento Algarvio,o Portimonense,depois de ter começado no clube da sua terra,o Esperança ,e também de ter estado no Sporting,mas somente actuando nas reservas deste clube de Lisboa.
Depois de acabar a carreira de jogador,Rosendo dedicou-se á arbitragem.E foi como árbitro que Rosendo voltou a Lagos para dirigir jogos do Regional Algarvio.Dizem os jogadores dessas épocas do Esperança que Rosendo,por ser lacobrigense, e querendo mostrar total isenção acabava por prejudicar o clube da sua terra,o que aconteceu por várias vezes ao longo da sua carreira como Árbitro,entre meados dos anos 50 e meados dos 60.
Todavia,já depois de se ter retirado da arbitragem,Rosendo aceitou um convite dos dirigentes do C.F.E.L. da altura para, com a sua experiéncia e os seus conhecimentos elevar o clube a um patamar nunca antes alcançado apesar de na altura (1970) o clube ter quase 60 anos de vida (foi fundado em 1912).


Rosendo como jogador do 
Portimonense nos anos 50





















Equipa de árbitros Algarvios em 1964 com Rosendo ao 
centro da imagem








Rosendo como arbitro num jogo de juniores









































1 comentário:

Unknown disse...

o Rosendo lixava sempre o Esperança naqueles tempos quando era ábitro