terça-feira, 3 de março de 2009

LUIS

(Luis da Silva Correia,8/10/26, Lagoa)
Guarda-redes 

42/43-Marítimo"Os Lacobrigenses"--Region.
43/44-Esp.LAGOS-------------------Region.
44/45-Esp.LAGOS-------------------Region.
45/47-Estrela Vendas Novas--------Region.








































Guarda-redes que começou por jogar muito novo,com 16 anos,na primeira categoria do Clube Futebol Marítimo"Os Lacobrigenses" ,um dos maiores rivais do Esperança nos anos 30 e 40.
Passaria para o Esperança uma época depois,numa transferência algo polémica,ainda hoje recordada.
Numa altura em que a baliza do Esperança estava entregue a José Augusto Santos e Dionísio Reis,Luis ainda jogaria duas temporadas
no clube antes de ser chamado para cumprir o serviço militar obrigatório.Quando regressou a Lagos,Luis deixaria o futebol.



 




(para mais detalhes sobre a carreira de Luis
veja os comentários abaixo
)

3 comentários:

Anónimo disse...

Luís da Silva Correia (1926.10.08-1997.06.07), também conhecido por Luís Cebola, meu saudoso pai, foi jogador do Clube, no lugar de guarda-redes, entre os 17 e os 20 anos, durante as épocas de 43-44, 44-45 e 45-46, até ir cumprir serviço militar obrigatório em Vendas Novas (onde jogou pelo clube dessa terra durante uma época, chegando a receber então uma proposta do Clube de Futebol “Os Belenenses”, que não aceitou por não lhe agradar, ou porque razões de ordem sentimental o prendiam a Lagos).

Tendo começado a jogar pelo Clube de Futebol Marítimo “Os Lacobrigenses” aos 16 anos, em 42-43, devido à saída de Manuel Preto (julgo que para o Portimonense), transferiu-se para o Clube de Futebol Esperança de Lagos na época seguinte, a troco de quantia que não me soube dizer exactamente qual, de um emprego e de um relógio, que usou durante quase trinta anos e me ofereceu como recordação.

O Esperança era então tido como clube de ricos, enquanto o Sport Lisboa e Lagos e o Marítimo eram clubes populares. Por esse facto, a transferência não foi vista com "bons olhos" por amigos e por companheiros de equipa, chegando a gerar alguma animosidade, passageira, é claro, por parte de seu companheiro, vizinho e futuro cunhado, Pedro Rodrigues da Silva (também conhecido por Pedro Chocolate).

A rivalidade entre os clubes da terra era grande, e o Marítimo, com a sua saída para o Esperança, ficara com algumas dificuldades para preencher o lugar. Foi substituído na baliza daquele clube por José Matias (como se vê na foto correspondente à época de 44-45, de que também possuo um exemplar).

Sendo um jogador talentoso, mas jovem, tendo ingressado no clube numa altura em que ainda jogava o grande José Augusto Santos — talvez o atleta mais versátil, completo e talentoso nascido em Lagos, segundo relatos de meu pai e de minha mãe, que muito o admiravam — e em que Dionísio Reis já era guarda-redes suplente, alinhou pela equipa do clube em muitos jogos oficiais e particulares.

Quando regressou do cumprimento do serviço militar, em 1947, o futebol em Lagos atravessava grande crise, espoletada pelo Esperança ao começar a cobrar aos outros clubes uma taxa pela utilização do Campo da Trindade. Com isso, o Esperança “matou” o futebol na cidade, como me dizia. Só passados quinze anos, quando, por grande insistência de José António Silva, me concedeu autorização para jogar pelo Clube, futebol e, depois, râguebi, perdoou esse pecado ao Esperança.

O Esperança tornara-se o clube da cidade, penso que desligando-se da filiação no Sporting Clube de Portugal e adoptando equipamentos de novo tipo, com as cores e o emblema da cidade, e com isso atenuara as antigas rivalidades clubísticas e as animosidades que gerara outrora. Além do mais, era o único, desde os meados dos anos cinquenta, que mantinha actividade desportiva regular.

A par de José Augusto Santos, António da Glória é outro vulto grandioso da história do clube, pelo talento e pela dedicação. Oxalá o clube e a cidade tenham prestado a estes dois grandes desportistas a homenagem de que são merecedores. Ao menos nome de rua, para que assim sejam lembrados.

José Manuel Correia.

Anónimo disse...

Consultando papéis que acompanham algumas das fotos antigas, caderneta militar e outros apontamentos, queria fazer uma pequena rectificação: meu pai, de facto, apenas jogou por duas temporadas no CF Esperança, 43~44 e 44-45, pois foi incorporado no serviço militar ainda em 1945.

Embora eu seja suspeito a fazer comentários acerca das suas qualidades como jogador, mais a mais porque apenas o vi jogar menos de meia dúzia de vezes em jogos de solteiros e casados, já barrigudo, queria fazer ressaltar que ele foi dos mais jovens jogadores, se não o mais jovem, de primeiras categorias dos clubes da cidade. Começou a jogar pelo CF Marítimo "Os Lacobrigenses" apenas com 16 anos, feito talvez só alcançado pelo Sr. José Augusto Santos.

Apenas jogando uma temporada pelo Marítimo, despertou tal interesse que foi contratado pelo Esperança, tendo este clube, nessa altura, dois guarda-redes no activo, um deles do melhor que houve no país naquele tempo.

Começou a jogar nas primeiras categorias do Esperança tinha apenas 17 anos, apadrinhado pelos Srs. José Augusto Santos e António da Glória, duas das maiores glórias do clube, tendo jogado até aos 19 anos, altura em que foi incorporado no serviço militar.

Quando regressou, embora ainda tivesse idade e qualidades para voltar a jogar, porque entretanto jogara ao abrigo da lei militar, não mais voltou a jogar no Esperança nem noutro clube, terminando abruptamente uma carreira que poderia ter vindo a ser promissora.

Embora jovem, como homem de carácter, cortara relações com o Esperança. Acompanhava os jogos do clube na qualidade de espectador, porque era um adepto do futebol, mas nada mais. Só muitos anos depois as pazes foram feitas.

Os meus agradecimentos por esta oportunidade, e os meus parabéns pelo trabalho meritório que desenvolvem.

José Manuel Correia.

ARQUIVO CFEL disse...

Sr. José Correia,nós é que agradecemos a suas (magníficas) colaborações e comentários.
A ficha de seu pai vai ser corrigida e actualizada.
E pode sempre nos contactar para o nosso mail:
arquivocfelagos@gmail.com