quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ALBERTINO

(Albertino Batalim Ribeiro, 31/3/1933,Lagos)
Avançado / Médio

50/51-Esp.LAGOS         jun.
51/52-Esp.LAGOS         III
52/53-Esp.LAGOS        
III
53/54-Portimonense      II
54/55-Portimonense     
II
55/56-Portimonense      II
56/57-Sporting Covilhã  I
57/58-inactivo

58/59-Silves
            III
59/60-Silves            III
60/61-Silves            III
61/62-Silves            III
62/63-Silves            II
63/64-Silves            III
--------------------------*
69/70-Silves            III


*inactivo








 



































Albertino foi um valoroso avançado-centro,nascido em Lagos,formado no Esperança e filho de um antigo jogador do clube,Aníbal Ribeiro,mais conhecido como "Pulquéria" membro das primeiras equipas do clube(ainda chamado de Esperança Football Club) no início dos anos 20.
Albertino cedo deu nas vistas no clube lacobrigense,sendo imediatamente "pescado"pelo nosso vizinho Portimonense,já na altura com pretenções de subir á 1ª Divisão. No clube das margens do Arade,Albertino esteve 3 épocas,jogando ao lado de "lendas" portimonenses como José da Luz(Sota I),António da Luz(Sota II) ou o histórico guarda-redes Daniel. Em 1956/57 o lacobrigense é transferido para o Sporting da Covilhã, então na 1ª Divisão,onde encontra outro lacobrigense famoso,Fernando Cabrita.Apesar de não jogar regularmente devido á forte concorrência no ataque covilhanense onde pontificavam os espanhóis Pedro Martin e Vitoriano Suarez,Albertino ainda jogaria alguns jogos para o campeonato não evitando,no entanto a descida de Divisão.Mas foi na Taça de Portugal que o Sp. Covilhã faria furor nessa época, chegando á final com o Benfica,perdida,no entanto para os encarnados.
Depois de algum tempo inactivo,voltou ao Algarve e recomeçou a jogar a centro-campista no Silves F.C.,onde deu preciosa contribuição e ajudou o clube a uma histórica subida á 2ª Divisão em 1961/62, jogando ao lado de outra "glória" algarvia, Manuel Caldeira.
Terminada a carreira como jogador,Albertino ainda foi treinador durante alguns anos,trabalhando com o Silves,Lagoa e Armacenenses.



Albertino titular no Portimonense












 






Albertino no Silves F.C.











Albertino,á direita,entrando no Estádio Padinha 
com Sota I e o Guarda-redes lacobrigense

















 




Aníbal Ribeiro "Pulquéria",pai de Albertino




























(Dados e fotos fornecidos pelo próprio)

Sem comentários: