quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

VIZINHOS e RIVAIS-Sport Lagos e Benfica

O primeiro grande rival do Esperança foi um clube também de Lagos.Chamava-se na altura Sport Lisboa e Lagos,hoje Sport Lagos e Benfica, que é a filial número 8 do grande clube lisboeta.
Fundado em 1914 o Sport agregou á sua volta a maioria dos benfiquistas da cidade,enquanto que o Esperança,por na altura ser filial do Sporting,reunia a simpatia dos adeptos sportinguistas.Por isso,nos anos 30 e 40,um Sport Lisboa e Lagos-Esperança era um verdadeiro Benfica-Sporting local.





























Recorte retirado do livro "Apontamentos sobre a história do Esperança de Lagos" d
e Armando Alves




















Fase de um jogo entre Sport Lisboa e Lagos e o Esperança



Muitas renhidas partidas entre o Sport e o Esperança foram disputadas nesse periodo,umas a contar para o Campeonato Regional,outras apenas jogos amigavéis que se realizavam periodicamente entre o Sport,o Esperança e o Clube de Futebol Maritímo "Os Lacobrigenses"o 3º clube da cidade,filial do Belenenses.


Crónica de um jogo entre o S.L.L. e o Esperança de 40/41(clique na imagem para ampliar)


Em 1945,um ano antes da visita do Sporting a Lagos para um particular com o Esperança,o Benfica deslocou-se á nossa cidade para uma partida amigavél contra a sua filial,trazendo algumas das suas maiores estrelas da época com eram Rogério Pipi,Jacinto,Arsénio e Julinho.
Os conjuntos do Benfica e do Sport em 1945


Com a tomada de posse por parte do Esperança do Campo Rossio da Trindade no inicío dos anos 50 (até então um terreno utilizado por todos os clubes da cidade) e da sua vedação e melhoramento (paga em grande parte pelos esperancistas),o Sport ficou sem campo para jogar,visto que o Esperança começou a exigir uma "renda de utilização" aos benfiquistas.Estes não aceitaram e desactivaram a equipa de futebol.
















Equipa de 36/37:Em cima:Cirílo,Sota,Soeiro,Manuel Macarrão,Chico
Monchiqueiro, Manuel Capadinho,Domingos Fueco.
Em baixo:Joaquim Batista,Jorge,Moreira Catorze,Joaquim Macarrão.










Equipa de 39/40:O Guarda-redes em cima á esquerda é Tolinhas,que depois fez carreira no Olhanense.Em baixo,o 2º da esquerda é Zé Cailogo e o 4º é Jorge,que viriam a representar o Esperança mais tarde.



















Equipa do inicío dos anos 40


















Equipa do inicío dos anos 40 com António Alexandre(o 2º em cima da esquerda) e Zé Cailogo(o 2º em baixo da esquerda),dois futuros esperancistas



Só muito mais tarde,nos anos 70,o Sport Lagos e Benfica (já com o nome actual)voltou a participar no Distrital e somente por duas temporadas,72/73 e 73/74.Uma ultima participação ocorreu na época de 98/99,no Distrital da 2ª Divisão,sob o comando de dois antigos jogadores esperancistas,Lelecas e Barrocal. O Sport classificou-se em 12º lugar.


















A ultima formação do Sport no Distrital em 98/99:Em cima:Carlos,
Armando,Luis,Brás,Louro.Em baixo:Zé Rosado,Portelas,Vitor Hugo,Luis Firmino,Duda,César.



















Duas grandes figuras do Sport:Joaquim Pagarete,antigo jogador e dirigente do Lagos e Benfica e durante muito tempo o sócio nº1 do Sport Lisboa e Benfica e Joaquim Macarrão,também antigo jogador do Sport e do Benfica e funcionário do grande clube lisboeta durante 54 anos.




Grupo popular "Os Águias",equipa de torneios populares,não federada mas ligada ao Sport ,nos anos 50




















"Os Águias" em 1957,treinados pela velha glória do Sport, Domingos Lopes,mais conhecido por Domingos "Fueco", em cima á direita.




----------------------------------------

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom apontamento.

Que venha também um sobre o outro grande clube da terra, o Clube de Futebol Marítimo Os Lacobrigenses, a que me ligaram grandes laços afectivos.

Parabéns.

JMC.

sócio disse...

Não esquecer o nosso presidente,o sr.Manuel Costa.Sempre presente e dedicado

Bandarra disse...

o Ribeirense também era do Sport,eram os mesmos equipamentos e os jogadores eram a maior parte do Benfica.Grande rivalidade com a Parreirnha e a Fonte das sete bicas