Treinador
A carreira de treinador de Edmundo no Esperança de Lagos começou bem cedo e de uma forma inesperada.Na temporada de 83/84,com 26 anos e em plena actividade como jogador,o histórico médio esperancista assumiu o comando da equipa principal interinamente durante algumas semanas,fazendo a transição entre o treinador cessante,Vitor Gomes, e o novo técnico,Benvindo Assis.Tal experiência viria a repetir-se mais algumas vezes,como em 88/89,época em que tomou conta da equipa por duas vezes.Primeiro após a saida de Assis,fazendo a transição até á chegada de António Fidalgo.Poucos meses depois,Fidalgo sairia e veio a ser Edmundo que terminaria a época,mais uma vez como jogador-treinador.
Logo após terminar a carreira de jogador,começaria imediatamente a de técnico a tempo inteiro.Primeiro como adjunto de Fernando Cabrita e Bruno Cardoso e mais uma vez,ficando com a equipa após as saidas destes a meio das épocas.
Foi em 94/95 a primeira temporada que Edmundo Silva ocupou o cargo de técnico principal desde a 1ª á ultima jornada do campeonato da 3ª Divisão,Série F,ficando no 9º lugar,a meio da tabela.Seria na época seguinte que Edmundo alcançaria a sua melhor classificação como treinador principal,um 4º lugar final com o Esperança muito perto de retornar á 2ª Divisão.
Seguiria com o clube estável no terceiro escalão até 98/99,ano em que,após uma remodelação nos quadros técnicos do clube,Edmundo viria a dar o lugar a um seu antigo jogador,o defesa Décio ,que já havia treinado as camadas jovens.
Após um ano inactivo,o antigo jogador lacobrigense regressa ao Esperança mas desta vez com o cargo de Coordenador do Futebol juvenil.E foi após a sua reentrada e de uma reorganização no Departamento de Futebol Juvenil que começaram a aparecer alguns jovens com inegável qualidade,que entretanto já representam outros emblemas com outras ambições,como Diogo Viana e Diogo Amado.
Entretanto a equipa senior viria a cair para o Distrital depois de várias mudanças de treinador a apostas falhadas em jogadores de qualidade discutível.
Edmundo volta ao cargo de treinador do Esperança por mais duas temporadas no Distrital.Não conseguiu a promoção á 3ª Divisão porque também o clube vivia uma profunda crise directiva e financeira,mas mesmo assim conquistou para os lacobrigenses a sua primeira Taça do Algarve com uma equipa constituída por jogadores muito jovens,muitos deles juniores no ano anterior,como Mouzinho,Noel,Sandro ou Ruben.
A partir de 2006,Edmundo tem-se dedicado exclusivamente ao Departamento de Futebol Juvenil,coordenando e acompanhado de perto todos os escalões de formação do seu clube de sempre,o Esperança de Lagos.
Edmundo no "Correio de Lagos" em 1995 |
Recorte retirado do jornal "Notícias de Lagos" de 2006
|
Edmundo homenageado pela A.F.A. em 2009 |
1 comentário:
O Mister Esperança!!
Sargaçal
Enviar um comentário