quinta-feira, 4 de setembro de 2008

RODRIGUES PEREIRA

(Manuel Rodrigues Pereira ,17/7/40,Vila Franca de Xira)
Guarda-redes
57/58-C.F."Os Sineenses"-------jun.
58/59-C.F."Os Sineenses"-------Dist.
59/60
-C.F."Os Sineenses"-------Dist.
60/61-C.F."Os Sineenses"-------Dist.
61/62-C.F."Os Sineenses"-------Dist.
62/63-C.F."Os Sineenses"-------Dist.
63/64-Vitoria Setúbal----------
I
64/65-Vitoria Setúbal----------I
65/66-Ovarense-----------------II
66/67-Ovarense-----------------
II
67/68-Vasco da Gama Sines------III
68/6
9-Vasco da Gama Sines------III
69/70-Desportivo Beja----------
III
70/71-Farense------------------I
71/72-Farense------------------
I
72/73-Esp.LAGOS----------------III
73/74-Esp.LAGOS----------------III
74/75-
Esp.LAGOS----------------III*
75/76-Esp.LAGOS---------------«
II
75/76-Portimonense-------------II
76/77-Vasco da Gama Sines------
II
77/78-Vasco da Gama Sines------II

 *como jogador/treinador








 








































Rodrigues Pereira fica para a história do Esperança como o treinador da 1ª subida á 2ª Divisão na época de 74/75. De facto a direcção do Esperança de Lagos,após a saida de Valentim Alexandre (desacordos com a direcção),ainda no inicio da temporada, decidiu promover o então Guarda-redes titular á condição de Jogador/treinador com a ajuda do recém-contratado Valdir,experiente jogador Brasileiro que tinha sido Campeão Nacional pelo F.C.Porto anos antes.
Manuel Rodrigues Pereira começou a sua carreira nos "Sineenses", clube filial do Belenenses em Sines que mais tarde se fundiu com o Sport Lisboa e Sines dando origem ao Vasco da Gama A.C. Foi ao dar nas vistas nesse pequeno clube de Sines que "Manel Vila Franca" ,(assim chamado em Sines por ser natural dessa cidade Ribatejana..)foi contratado pelo ambicioso Vitoria de Setúbal para ser suplente de Félix Mourinho (pai de José...),então dono e senhor da baliza sadina. Depois de dois anos em Setúbal e passagens por Ovar,Sines novamente (desta vez já no Vasco da Gama) e Beja,Rodrigues Pereira veio para o Farense onde foi titular nos primeiros anos do clube de Faro na 1ª Divisão. No início da época de 72/73 o Farense mostrou-se interessado em contractar o jovem titular da baliza do Esperança,Chico Pacheco. Como o treinador esperancista,Joaquim Reina tinha boas relações com o clube de Faro,onde jogou e treinou muitos anos,não foi dificil negociar a saida de Pacheco.Assim,para além de uma soma em dinheiro,vieram do clube de Faro 4 jogadores,todos eles com experiéncia de 2ª e 1ª Divisão,em troca do jovem guardião alentejano, foram eles,Panhufa,Ludovico,Barão e Rodrigues Pereira. Um excelente negócio para o Esperança,sem duvida.
A saida do excelente guarda-redes ribatejano já não foi tão pacífica. Já com a época de 75/76 (a primeira do Esperança na 2ªDivisão) em andamento,um desentendimento com o treinador contratado para essa temporada de estreia na divisão secundária,Valentim Alexandre(de volta a Lagos),fez com que Rodrigues Pereira saisse, indo acabar a época nos vizinhos do Portimonense,tendo assim feito parte da equipa que,pela primeira vez,subiu á 1ª Divisão Nacional.












 



Rodrigues Pereira no Farense e no Vasco da Gama












Sem comentários: