sábado, 15 de dezembro de 2007

VIZINHOS E RIVAIS -C.D.Odiáxere




O nosso vizinho Clube Desportivo de Odiáxere foi fundado em 1981,mas já durante os anos 60 e 70 jogava-se futebol em Odiáxere,nos famosos "Torneios populares" em que o Odiáxere sempre participava.
O historial de jogos com o Esperança resume-se a alguns amigáveis de principio de época,mas no entanto ,logo em 1993 o Odiáxere sentiu o sabor e a alegria de ser campeão...da 2ª Divisão do Distrital,é certo,mas um titulo é sempre um titulo e este ninguém tira ao Odiáxere.


Foi uma final em que os Odiaxerenses imposeram-se com autoridade ao G.D.Atalaia de Faro por 3-1,jogo disputado em Paderne.Na equipa de Odiáxere destacaram-se cinco jogadores,todos ex Esperança de Lagos,foram eles,Amado,Zé Rosa,Luis Bacalhau (ou Luis I),o Guarda-redes Gonçalo,e o histórico extremo esquerdo Lacobrigense Vitor, que,com 37 anos ainda deu a sua experiente contribuição para essa inédita conquista.De referir também que o treinador,Lelecas,foi também uma antiga glória do Esperança.De fora por lesão ficou Zé Fernando,outro ex Lacobrigense.


A equipa da final


Nesta equipa está o Guarda-redes Gonçalo,o primeiro em cima,
á esquerda,ex Esperança e Portimonense.Voltaria ao club
e de
Portimão mais tarde.


Equipa do Odiáxere de 91/92 onde estão Zé Pereira,o Guarda-redes, Zé Fernando e Victor Alves,o segundo e o primeiro, em pé da direita,todos ex esperancistas.


Equipa de 98/99

Equipa de 84/85 com o capitão,em baixo, Fernando Morgado, Messias (3º em baixo da esquerda) e José Pereira (Guarda-redes em cima),todos es Esperança de Lagos


Equipa de 99/00 com varios jogadores que tambem jogaram no Esperança,como,Pedro Barreta,(o guarda-redes), Antonio,Pedro Julio,Nuno Viana,em cima,e Sabina e Tinoco em baixo.



Actualização-

--------------------------------------
Ditou o sorteio dos quartos de final da Taça do Algarve da temporada em curso(09/10) que o C.D.Odiáxere viria a defrontar o Esperança de Lagos,naquela que viria a ser a primeira partida oficial entre os dois clubes vizinhos.
Um primeiro jogo oficial onde o público ,tanto de Lagos como de Odiáxere(em maioria visto que jogava em casa) também não quis perder,lotando o Complexo Desportivo das Eiras.
Numa partida muito disputada, decidida por grandes penalidades visto que durante os 90 minutos de jogo não houve golos,o C.D.Odiáxere levou a melhor,acertando 4 pontapés da marca de penalty nas redes do Esperança enquanto estes apenas concretizaram 2 remates em golo,falhando outros 2.
No final ficou a histórica primeira partida oficial entre os dois clubes vizinhos,tendo a equipa supostamente mais fraca(o Odiáxere, que compete no Distrital) eliminado o opositor mais forte (o Esperança,vençedor da Taça o ano transacto e que corre para subir á 2ª Divisão Nacional).


Recorte retirado do jornal "A Voz das Freguesias" (Clique na imagem para ampliar)



A maior goleada da história do C.D. Odiáxere e uma das maiores de todos os tempos da 1ª Divisão Distrital, foi conseguida pelo clube vizinho diante do Serrano.10-1 foi o resultado final com o contributo de um jogador formado no Esperança,Danny Robinson,que apontou nada menos que 5 golos.
De lembrar que um dos resultados mais desnivelados do Distrital teve também a ver com o C.D.Odiáxere,mas desta vez em prejuízo dos odiaxerenses. Aconteceu na época de 99/00 quando o Odiáxere perdeu com o Silves por...15-0.O antigo avançado do Esperança Zé Lu,na altura ao serviço dos silvenses,marcou nada menos que 9 golos,numa grande exibição.


Recorte retirado do jornal "Barlavento" (Clique na imagem para ampliar)




Recorte retirado do jornal "Desporto no Algarve"





------------------------------

4 comentários:

Unknown disse...

O ABÚ era cá um cepo...

Anónimo disse...

sou amigo de ódiaxere terra onde eu vvivi com a górinha de momte ruivo

marrokino disse...

grandes goleadas!Não sabia que tinham apanhado 15-0!!!

Anónimo disse...

15-0,apanha!!!